Seis vinícolas associadas a Progoethe estão com programação especial para o período de colheita 1d5967
As vinícolas da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, abriram na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, em Orleans, a programação da XVI Vindima Goethe, que em 2024 acontecerá entre 13 e 28 de janeiro. Promovido na Vinícola Bianco, com a tradicional colheita simbólica, o evento foi exclusivo para convidados, autoridades e imprensa.
A vindima tem uma vasta agenda de atrações para encantar os turistas e apreciadores do bom vinho. Na tradição da colheita da Vindima Goethe, os turistas e visitantes poderão aproveitar os aromas e segredos por trás da produção de uvas e vinhos em uma experiência sensorial que celebra a cultura local e suas riquezas enológicas.
O presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Guilherme Facanali Bianchini lembra que 2023 foi um ano desafiador para os produtores de uva. “Mas, enfim, chegou a vindima! É um momento muito especial, de um ano inteiro de trabalho, onde a gente comemora com muita festa a colheita. Esperamos receber muitos visitantes para emergir e compartilhar momentos de alegria e celebrar a tradição, o legado de trabalho, e o amor à vinha e ao nosso terroir”, destacou.
Com apoio do Sebrae e Epagri, o Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI, em 2012. A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense. Durante a vindima, período de colheita, haverá programação especial nas seis vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin. Elas estão localizadas na região Vales da Uva Goethe, que inclui os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans. Nestas visitas guiadas, o turista pode colher a uva e realizar a antiga “pisa”. O visitante pode entrar em um lagar (espécie de tanque) para esmagar e separar o suco da casca.
Emocionado, o prefeito Jorge Koch, de Orleans, destacou o fato de que apesar de ser o décimo sexto ano de realização da Vindima na região, é a primeira vez que a festividade acontece em seu Município. Para ele, entre vários méritos. “A Vindima é a ocasião de se agradecer a Deus pela boa safra do ano”, lembrou.
No dia 19 de janeiro, a tradicional missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Logo após a celebração, será realizada a Vindima in Festa, um evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. “Nós nascemos com o nome Vales da Uva e Vinho Goethe, quando iniciamos eram oito vinícolas associadas, hoje somos seis vinícolas associadas, o outro grande sonho meu é trazer, unir todo os vales, pois para mim, unidos seremos mais fortes”, disse o diretor de Turismo de Urussanga, Gilmar Trevisol.